Os pais precisam aprender como escovar os dentes do bebê para iniciarem a escovação a partir dos seis meses de idade, quando os dentes começam a nascer.
Poucos responsáveis se atentam à saúde bucal do bebê, mas os pequenos dentes, as gengivas, língua e bochechas devem ser limpas pelo menos duas vezes ao dia para evitar o surgimento de cáries.
Sim, bebês podem ter cárie! Bactérias produzem um ácido que ataca o dente, produzindo a desmineralização do esmalte do dente, causando manchas e cáries. Para evitar este problema é necessário aprender como escovar os dentes do bebê e consultar sempre um odontopediatra.
Para escovar os dentes do bebê você pode usar uma dedeira de silicone ou uma escova de dentes macia com a cabeça pequena. Na hora de comprar, olhe na embalagem a idade recomendada para aquele produto.
A limpeza deve ser feita com uma pasta de dente com flúor. Mas cuidado com a quantidade de produto, use o mínimo possível tendo como referência um grão de arroz.
A escovação deve ser feita em movimentos suaves, além de escovar o dentinho que está nascendo, também é preciso massagear as gengivas, as bochechas e a língua para evitar o acúmulo de bactérias. Não é necessário enxaguar.
Também é importante dizer para os pais que estão aprendendo como escovar os dentes do bebê que todo o processo deve ser repetido pela manhã e antes de dormir.
Tão importante quanto aprender como escovar os dentes do bebê é levá-lo ao odontopediatra assim que os primeiros dentinhos nascerem ou pelo menos uma vez antes do primeiro aniversário da criança.
A visita ao profissional servirá para auxiliar na prevenção de cáries, tanto com orientações aos pais, limpeza e a aplicação de flúor que é importante para proteger os dentinhos. Seu bebê está com dentes nascendo?
Marque uma consulta com um odontopediatra na Hetessy Odontologia.